A peregrinação, uma “Santa viagem”

Todo o homem é um ser em caminho. Esta sua característica exprime-se e alimenta-se quer na viagem existencial de cada pessoa, que percorre um itinerário ao longo do seu tempo de vida com todas as vicissitudes que o marcam, quer nas múltiplas viagens que ela realiza pelas estradas do mundo, por necessidades e interesses vários.

Um dos motivos para a viagem é a Fé. O homem põe-se a caminho à procura de Deus ou atraído para o encontro com Ele, como diz uma inscrição na basílica de S. João de Latrão, em Roma: Tu atraíste-nos para Ti, Senhor, e inflamaste os nossos corações. Quando o peregrino parte movido pela fé, animado de verdadeiro espírito religioso, em resposta a um apelo e impulso divinos, então podemos dizer que ele faz uma “santa viagem”. Com o seu acto adora a Deus, põe-se à escuta da sua voz, manifesta o seu amor e a sua fé para com Deus e cultiva a sua espiritualidade.

Este tipo de viagem, a peregrinação religiosa, é uma constante na história da humanidade e da Igreja.

Peregrinação a Fátima

Tudo se iniciou com um grupo de catequistas que peregrinou em 2012 a pé a Fátima, com a preciosa participação de duas jovens paroquianas, nessa altura também catequistas. Quando regressaram à paróquia, encontrando-se os seus corações imbuídos pelo Espírito e iluminados pela Luz de Deus, que dissipa todas as trevas, sentiram-se motivadas pelo desejo do Senhor em assumir o compromisso de proporcionar esta maravilhosa experiência de fé a toda a comunidade paroquial. No ano seguinte, na prossecução desta intenção, viríamos a realizar a primeira peregrinação paroquial a Fátima a pé, viagem que decorreria sem o mínimo incidente, graças à Divina Providência.

Desde a realização da primeira peregrinação, o entusiasmo não desvaneceu, porque ao peregrinarmos até Fátima é um momento de reflexão interior e de partilha de experiências, que apesar da longa caminhada ser um desafio à nossa resistência física, continuamos cheios de ânimo e de fé, porque a devoção que sentimos por Fátima nos une, e no final de cada peregrinação, há uma caminhada que continua durante todo o ano.

Razão pela qual, anualmente retomamos este extenso caminho no mês de abril, com cerca de 50 inscrições disponíveis. A equipa tem como objetivo organizar toda a peregrinação, desde os aspetos logísticos até à dinâmica espiritual, contando, atualmente com 15 membros da paróquia.

A peregrinação a pé a Fátima é um momento de entrega, reflexão e oração, em que nos oferecemos à Mãe do Céu, que nos guia não só nos dias da peregrinação, mas também em todos os dias da nossa vida.